domingo, 9 de outubro de 2011

Seguindo o Check List - Contratando Foto

No último capítulo falamos sobre a contratação da equipe de decoração, agora vamos comentar sobre uma importante contratação, Equipe de Fotografia.
Todos os itens em um casamento são de extrema importância, um profissional valoriza o trabalho do outro e isso garante o sucesso do evento. Muitos casais comentam que a equipe de fotografia tem um destaque porque "é o que fica pra sempre", várias vezes ouvimos essa expressão. Porém para que a equipe tenha belas opções é preciso contratar um belo espaço, um buffet legal, uma decoração linda ... "O" vestido ... e por ai vai.
E TUDO fica ... graças ao registro da fotografia e assim podemos eternizar os melhores momentos vividos no dia do casamento.

Tudo o que foi contratado irá aparecer, e digo mais, a fotografia ressalta tudo ... então se contratou um decoração bonita e profissional, nas fotos ficará maravilhoso, mas se contratou uma mais ou menos, rsrs. 

 Bom, vamos falar de foto que esse é o tema de hoje.

 Na minha opinião assim como outros itens essa contratação vai muito do estilo pessoal do casal. Você precisa encontrar e contratar uma equipe que consiga captar o que você espera para as fotos do seu casamento. Se querem fotos mais tradicionais, fotos mais espontâneas ou se querem uma "mistura" total (mistura no bom sentido tá pessoal, rs). E essa definição vai muito da empatia que você senti como o trabalho da equipe. É isso que você deve observar quando for analisar o portfólio.
Observações técnicas também devem ser feitas, perguntas como: Quantidade de câmeras que a equipe irá levar, como será feita a entrega do material (em CD, montagem do Álbum, etc...), se existem restrições da quantidade de fotos, prazo de entrega, recursos utilizados (photoshop por exemplo, tem noiva que não gosta).

Conversei com profissionais e eles comentaram sobre os pontos que devem ser observados pelos noivos na hora da contratação:

Mig Foto
 | Lindo assim |

1-       Valores, são eles que irão nivelar o estilo de cada prestação de serviços, a cotação é importante, mas ela sempre esta aliada a qualidade, nem sempre o mais caro é o melhor e nem sempre o mais barato é o pior, tudo vai depender da experiência e estrutura de cada fotógrafo, nesse caso para comparar valores é preferível conhecer o fotógrafo, agendar um horário e conversar com ele.
2-      Conhecer o profissional pessoalmente e conhecer a estrutura das instalações bem como equipamentos e mostruários de foto e vídeo.
3-       Procurar os mais indicados e os mais requisitados.
4-      Tomar cuidado com indicações tendenciosas que possam tomar vantagens financeiras entre parceiros, já existe até um nome para isso, RT (reserva técnica). A Mig foto é contra essa prática, o RT pode criar vínculos entre os parceiros que possam ser maior que as vontades e desejos da noiva.
5-      Procurar empresas com ponto comercial bem localizada, com tempo de serviços prestados, certifique que tenham CNPJ e pagam impostos em sua cidade, isso faz com que os noivos reduzam ao extremo a chance de algo dar errado, são essas empresas as mais sérias e mais competentes do mercado.
6-      Certifique qual o profissional que irá no seu casamento, eles são procurados por fazerem imagens artísticas, acessando o site poderá conhecer melhor o estilo de cada um, no caso da Mig foto o endereço é www.migfoto.com.br, isso cria um laço de amizade e dinamismo na hora do trabalho.
7-      Certificar em contrato que todas as fotos em alta resolução serão entregues em cd, sem a logomarca do fotógrafo na foto. (arquivos originais em jpg).
8-      Colocar no contrato prazos de entrega, infelizmente tem sido comum alguns fotógrafos descumprirem esse prazo por falta de organização e estrutura de equipe na empresa.
9-       Ver as formas de pagamento, estipular prazos para o pagamento, se pagar tudo antes não esqueça do recibo e constar no contrato datas do pagamento. Pedir desconto para pagamentos á vista.
10-   Em caso de desistência de contrato estipular multa gradativa de acordo com a aproximação da data do casamento. Por lei não pode ultrapassar de 50% de retenção do dinheiro pago.
(já vi casos onde os noivos precisaram mudar a data e esse fotógrafo não tinha a outra data disponível e também não devolveu o dinheiro para o cancelamento do contrato).
  
Stúdio Carlos Hinke
Fotos são pra sempre |
 
Na hora da contratação, optar por um fotógrafo que o casal mais se identifique. Veja se gosta do estilo, da qualidade das imagens, se o fotógrafo tem a sensibilidade de captar momentos importantes do evento com estilo próprio. Ouvi uma vez que o bom fotógrafo capta aquilo que ninguém vê.
Ainda sobre o tópico acima, percebo que muitos cliente procuram fotógrafos, somente pelo preço. Investe-se um valor alto no vestido, salão, decoração, buffet, doces e outras atrações, e o profissional que é responsável por eternizar aquele momento mágico, destina-se uma verba muito pequena.
Avaliar com muita atenção o contrato:
 - prazo de entrega dos materiais
- se realmente o profissional que você contratou irá estar presente no evento (ou se vai ser a equipe)
- se o fotógrafo garante equipamentos reserva, caso haja algum imprevisto.
- especificação de tudo o que foi contratado pelos noivos.
 

Camilla Resta
| www.camillaresta.com |

A minha fotografia é artística, eu SEMPRE falo para todas as noivas que me procuram o seguinte: O que você quer? Não adianta ela contatar um fotógrafo porque cobra mais barato, e o resultado final não ser o que ela deseja (estilo, atenção, dedicação, produtos) outra coisa que eu lembro a elas é o seguinte: tudo é importante no casamento. tudo é um conjunto. Decoração, iluminação, buffet, tudo.. a fotografia é uma recordação de tudo isso que ela terá por um dia, mas por toda a vida dela eu não vejo a foto como produto.. vejo como arte.

Eu penso ser importante o seguinte: equipamento não é tudo. claro que invisto em equipamento, mas o que conta mais além da técnica, é o que envolve o momento. Não adianta uma foto ser impecável em iluminação e cenário. Uma cena montada não passa sentimento, porque os sentimentos acontecem em momentos espontâneos. é isso que eu procuro nos meus trabalhos. A noiva precisa saber de todos os detalhes antes de fechar um contrato: qual produto será entregue, se terá todas as fotos junto com o álbum em um cd ou nao, quanto tempo vai demorar para ela receber as fotos e os produtos quantos fotógrafos haverão no dia, qual a disponibilidade do fotografo (chegaraá antes, fará making of, ficará até o fim da festa, etc)

Foto Show Jaú
| Ser igual é legal! Ser diferente é MUITO melhor! |

O casal tem que se sentir a vontade com a equipe de foto e sempre, olhar a qualidade do serviço, porque é uma vez só né!

Os detalhes do vestido, a composição das imagens. Eu costumo dizer uma coisa quando atendo : com essa tecnologia qualquer um "tira foto" o que resta pro fotógrafo é a composição da imagem, que seria o olhar e isso, se percebe facilmente! Eu mostro a foto do pé da noiva no carro e falo isso acontece em TODO o casamento, basta o fotografo compor a imagem, para que o casamento seja o mais especial possível.
  


Os comentários acima só demonstram a qualidade de serviço que Bauru está servindo, apresentando profissionais que atuam com compromisso. O blog curti e apoia o trabalho que é desenvolvido com qualidade e é claro amor. Quero agradecer a participação e atenção dos profissionais que colaboraram com essa matéria incrível. É um prazer poder contar com o belíssimo trabalho de vocês, abraço a todos.

Noivas, é isso...
Espero que vocês tenham gostado e se informado sobre mais uma etapa do check list, caminhando e definindo todos os preparativos com qualidade com certeza terão um dia inesquecível.

Bjo grande
Com carinho
Dy

Nenhum comentário:

Postar um comentário